sábado, 17 de maio de 2014

MÓDULO I - APRESENTAÇÃO



APRESENTAÇÃO PESSOAL - EXPECTATIVAS DO CURSO

 




Olá pessoal meu nome é Helena Maria tenho 47 anos sou casada, mãe de três filhos.
Resolvi fazer algo em minha vida, nunca trabalhei fui dedicada a minha família por 26 anos. Sentia que faltava algo, queria realizar algo pessoal, que me realizasse, foi quando resolvi voltar a estudar. A coisa mais difícil foi convencer meu marido sobre o assunto pois ele sempre falava que não havia necessidade de eu voltar pois tinha responsabilidades dentro de casa e isso tinha que deixar para os novos.

Pela primeira vez da minha vida, fiz tudo sozinha, sempre tive vontade de fazer turismo, amo viajar e Piracicaba está crescendo com o turismo também.

Foi quando procurei uma amiga que trabalha no Senac- Piracicaba, ela me disse que havia aberto o curso de Guia de Turismo e tinha bolsa de estudo disponível. Não perdi tempo, no mesmo dia fiz minha matrícula.

Depois que soube da minha matrícula ele me apoiou, mas disse que a responsabilidade seria redobrada pois seria difícil conciliar família e escola.

Voltei a estudar para me sentir viva, preciso provar a mim mesma que tenho potencial para isso. Dentro da escola conheci pessoas importantes que fizeram grandes diferenças em minha vida, uma delas foi minha professora Daniela Rocha, essa professora foi a minha fada madrinha pois quando ela via que eu estava desanimada ela me colocava para cima. Ela dizia ergue essa cabeça vamos você consegue. Devo muito a ela.

Meu sonho é entrar no mercado de trabalho, sei que tenho potencial para isso. Entrei com a cara e coragem.
Tenho aprendido muito, o curso está sendo ótimo para mim, tudo está valendo a pena.






AULA DANIELA ROCHA SOBRE COMUNICAÇÃO











ÉTICA

 Uma das grandes coisas que aprendi no curso foi ÉTICA.
O que é ética?
"Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta."
"Ética é algo que todos precisam ter, alguns dizem que tem, poucos levam a sério, ninguém cumpre a risca..."
A ética  é reconhecida essencialmente na prática da vida social, profissional e política.
Existe a previsão de triplicar o volume do turismo mundial nos próximos 10 anos.
Consequentemente, há a ameaça de ampliar os efeitos negativos das atividades turísticas.
A estrutura do código de ética parte de um axioma. 
O código mundial de ética para o turismo expressa a intenção de promover uma ordem turística mundial.
Respeito e ética andam juntos, sem respeito não existe ética e sem ética não há respeito.
A ética determina o respeito aos valores morais e princípios ideais.
O que devemos respeitar no turismo?
Devemos respeitar as adversidades de religião, moral, beneficiar os residentes em destino turístico, o meio ambiente e o patrimônio cultural, estar em harmonia com as peculiaridades da região.
Os turistas devem evitar atos criminosos ou indeliquentes. Aqueles  que recebem os turistas devem respeita-los, protege-los informa-los sobre seguros e riscos para a saúde. Finalmente favorecer os estudos e o desenvolvimento e jamais explorar o ser humano.
A sociedade tem uma grande responsabilidade em propiciar uma participação equitativa dos empregos, aumentando o nível de vida, procurando resolver os problemas específicos de cada localidade, fazendo do turismo uma oportunidade de desenvolvimento.
O código de ética mundial estabelece direitos e deveres a serem cumpridos.




Category:








Nenhum comentário:

Postar um comentário