Piracicaba, 18 de outubro de 2013
VISITA TÉCNICA NO SESC - EXPOSIÇÃO
MEMÓRIAS E IMAGENS DA
RUA DO PORTO
Está acontecendo no Senac Piracicaba uma exposição de fotos, contando a história da Rua do Porto.A exposição fala sobre a vida dos ribeirinhos. A exposição se divide em três eixos: A memória cotidiana, memória do rio e a memória religiosa, tecendo a partir de fotos, dos objetos e dos relatos de alguns moradores da Rua do Porto. Suas lembranças estão além do coração, está registrada em fotos que vez em quando as vem e como mágica voltam ao seu passado, podendo reencontrar coisas que marcaram suas vidas. A fartura de um rio onde havia peixes em abundância, encontro de familiares e não se esquecendo da religiosidade com a Festa do Divino.A exposição é um encontro do passado com o futuro onde o presente se surpreende e agradece pelas histórias ricas de um povo simples mas rico em experiências vividas na Rua do Porto.
A MEMORIA COTIDIANA DE UM POVO
A criança conta sua história de vida no rio.Catava minhocas para vender na beira do rio.
Ela conta como ajudava seu pai, todos os dias ia na beira do rio pegar minhocas para vender aos pescadores.
MEMÓRIA DO RIO
Os ribeirinhos nunca se deixaram abater por causa das enchentes, sempre quando havia uma arregassavam as mangas e reconstruiam tudo com muito amor.
AS LEMBRANÇAS DO PASSADO
FÁBRICA DE TIJOLOS
As crianças trabalhavam nas olarias para ajudar seus pais.
LEMBRANÇAS DA MINHA INFÂNCIA
RELIGIOSIDADE
Os benzimentos também se tornaram comum entre a comunidade
HISTÓRIA DO DIVINO
No
interior do estado de São Paulo, há dois tipos de Festas do Divino:
aquelas que são realizadas às margens do rio(Piracicaba e Tietê) e
aquelas que são realizadas na terra. Todas elas, porém seguem as
seguintes etapas de realização: Folia do Divino, pouso, leilão, encontro
das bandeiras e Procissão.
Sabemos
que um dos elementos mais importantes da festa do Divino é a folia que
possui suas raízes nos costumes da Idade Média, sendo sua origem
atribuída aos estudantes e mestres vagabundos que vagavam boêmios,
mendigando e divertindo-se formando colunas errantes que percorreram por
três séculos (XII ao XIV)países, escolas e universidades da Europa.
Deste
modo, a Festa do Divino é uma festa luso-brasileira que de Portugal
chegou ao Brasil carregada de simbolismo e significação, sendo herdeira
das antigas tradições católicas coloniais, mas que ganhou contornos
mais precisos conforme a religiosidade do povo. Sendo assim, esta festa
possui o seu lado litúrgico que coloca dentro da doutrina da igreja e o
lado do comportamento popular o qual tem se mostrado muito mais forte.
A RELIGIOSIDADE CAIPIRA: A FESTA DO DIVINO EM PIRACICABA
Cibélia Renata da Silva Pires
Universidade de São Paulo- USP
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